Aprender defesa pessoal virou o desejo da maioria dos alunos de artes maciais. Além disso, algumas modalidades, ainda têm a função de promover o fortalecimento dos músculos e melhorar a resistência e a força física.
Portanto, quem busca melhorar a condição física e ainda aprender a se defender só utilizando técnicas, começar a praticar uma modalidade de luta pode ser uma mão na roda, como diria a sua avó.
É importante lembrar que algumas artes marciais trabalham muito as pernas, glúteos e abdômen, sendo assim, ideias para a autodefesa. Se você está perdido e não sabe por onde começar, separamos algumas modalidades, confira a seguir.
Jiu-Jitsu: esta é uma modalidade que utiliza técnicas que aumentam a preparação e força física, desenvolve a resistência e estimula a concentração e equilíbrio. E por isso, ela se tornou uma grande aliada na defesa pessoal. Esse é um ótimo benefício que a luta proporciona, ou seja, a segurança. O Jiu-Jitsu também é muito indicado para mulheres, pois ensina a evitar situações de perigo, sem precisar brigar ou bater em ninguém. Assim, o Jiu Jitsu é extremamente eficaz contra os ataques, agressões e tentativa de assédio de estranhos. Além disso, é uma arte marcial que promove um gasto calórico muito grande, devido aos treinos. Em aproximadamente uma hora, é possível perder até 1000 calorias.
Muay Thai: arte marcial que utiliza os punhos, cotovelos, canelas, joelhos e pés. Com ela é possível tonificar e desenvolver os músculos, além de aumentar a flexibilidade e força de todo o corpo. A modalidade também ajuda a emagrecer pois os treinos são bem intensos. Uma sessão de uma hora e meia do esporte pode queimar entre 800 e 1500 calorias. Além disso, devido ao esforço físico exigido, os treinos de Muay Thai envolvem uma grande preparação física. Até incluindo exercícios de condicionamento físico como corrida, flexões e abdominais e alongamentos para aumentar a elasticidade. Assim, ela proporciona grande chance de defesa pessoal.
MMA: como o nome já diz é uma mistura de várias artes marciais, sendo assim uma das lutas mais completas. Dessa maneira, ela melhora o condicionamento físico, ensina técnicas de defesa pessoal e ainda contribui para que os músculos fiquem tonificados. Nesta luta é permitido usar os pés, joelhos, cotovelos e punhos, além do contato corporal no chão com técnicas de imobilização do adversário.
Kickboxing: é uma arte marcial que mistura técnicas de algumas lutas com boxe, envolvendo todas as partes do corpo. Socos, chutes de canela, joelhadas, cotoveladas, são constantes o que proporciona uma visão abrangente da arte de lutar e de como possuir defesa pessoal. Além disso, exige um grande esforço físico, gastando-se em média 600 calorias em uma hora de treino. A arte também proporciona a perda de gordura, define os músculos e melhora a resistência e força física.
Autodefesa, Confiança e Autoestima
As artes marciais possuem muitos benefícios para o corpo e para a mente, pois também estimulam a concentração e aumentam a confiança e autoestima. Além disso, elas podem ser utilizadas para defesa pessoal em qualquer situação de perigo.
Mas lembre-se: é sempre bom ter o acompanhamento de um Mestre responsável e comprometido com os seus alunos. Aqui na Studio Delta temos uma equipe especializada que poderá ajudar você em todos os momentos. Clique aqui para agendar uma visita. Esperamos por você!